Equipamento adequado

Uma das receitas básicas para o sucesso em qualquer pescaria é trabalhar com a tralha adequada para o peixe que se pretende fisgar. Definir o tipo de vara, a espessura de linha, o tamanho dos anzóis, iscas artificiais e demais itens é o primeiro passo na direção certa, o início da caminhada em busca do objetivo previamente traçado.

Já que agora muitos pescadores estão se preparando para pescarias no Pantanal ou tem a sua pescaria agendada, vou rapidamente relacionar os materiais, equipamentos e iscas mais indicados para cada espécie.

DOURADO – Utilize varas de categoria média e ação rápida, linha entre 0,50 e 0,70 mm, anzóis 7/0 com encastoado de 20 a 30 cm de comprimento e chumbo tipo oliva solto na linha. Como isca natural prefira a Tuvira e no caso de artificial, as mais indicadas são as de barbela para meia água, com cerca de 16 cm.


PINTADO OU CACHARA
– Pode-se usar o mesmo material e equipamento do Dourado. Quanto às iscas naturais, prefira a Tuvira, mas também experimente as iscas brancas e pequenos peixinhos.


PACU – Uma boa pescaria pode ser feita no sistema de batida. Use varas de bambu com ponta grossa, linha 0,60 a 0,80 mm e anzóis com tamanho de 5/0 com encastoado de aço. Como iscas o tucum, coquinho ou bolinhas de farinha de mandioca cozidas. Se for pescar de fundo use varas categoria média, carretilha ou molinete, linha 0,40mm e anzóis de 3/0 a 5/0 encastoados. A isca mais indicada é o caranguejo.

JAÚ – É o peso pesado do rio. Nesse caso deve-se trabalhar com varas categoria média a pesada, linha no mínimo 0,70 mm e anzóis 8/0 em diante, também com encastoado e chumbo oliva com peso suficiente para levar a isca até o fundo.

Essas espécies são as mais procuradas pelos pescadores, porém outros peixes podem encontrados na região, como a Piraputanga, Cachorra, Barbado e Palmito. Em alguns casos um equipamento que serve para um tipo de peixe também pode capturar outra espécie. Caso seu objetivo for uma determinada espécie em particular, procure saber antecipadamente qual o melhor equipamento, material e isca para que suas chances sejam maiores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: