Monofilamento ou Multifilamento?

Já  se foi o tempo onde se escolhia linha de pesca pelo diâmetro. Com a constante evolução dos materiais de pesca, acabamos nos deparando com uma infinidade de opções de linha e nem sempre sabemos escolher a correta. Conheça os principais tipos de linhas e suas características.

Linhas nylon (monofilamento): Por muito tempo foi o tipo de linha mais conhecido e utilizado pela maioria dos pescadores. Como o próprio nome diz, são fabricadas com copolímeros de nylon misturados com outras substâncias que conferem cor, elasticidade e resistência. Existem vários tipos de ligas que conferem propriedades diferentes a cada tipo de linha, e cada tipo de linha se mostra mais eficiente para um determinado tipo de pescaria. Um bom exemplo são as linhas de baixa memória, que são ótimas para pesca de arremesso com artificiais. Também podemos citar alguns tipos de linha com maior flexibilidade que são indicadas para peixes com a boca mais sensível. Já na pesca de praia, é necessário utilizar uma linha de baixo diâmetro para evitar o arrasto das ondas e maré.

Ainda falando das linhas de nylon, podemos destacar a sua utilização para o corrico. Como guia, vejo muitos pescadores perderem muitas fisgadas tanto no corrico oceânico quanto costeiro. Muitas vezes isso ocorre pelo fato da isca ser arrancada da boca do peixe devido a utilização de material inadequado. Por isso, para corrico, prefiro utilizar varas de ação semi rápida e monofilamento um pouco mais flexível, o que acaba aumentando o número de fisgadas.

Para a maior conservação da linha, o ideal é lavá-la em água com sabão neutro sempre depois da pescaria principalmente em água salgada. A aplicação de silicone e óleo lubrificante não corrosivo também aumenta a sua vida útil. É indicado a troca quando a linha estiver ressecada e em forma de espiral (com memória).

Linhas de multifilamento: Sem dúvida, o aparecimento das linhas de multifilamento possibilitou uma evolução na pesca nunca vista antes. Com a possibilidade de utilizar linhas mais finas e muito mais resistentes, pudemos pescar em locais e de forma que antes eram quase impossíveis. As linhas de multi são feitas de fibras trançadas. As mais comuns são as fibras de Dyneema. Algumas, utilizam até mesmo materiais feitos para a confecção de coletes a prova de balas (Kevlar). Com isso, as linhas de multifilamento de boa qualidade apresentam uma resistência muito maior que as de monofilamento. Além disso, devido ao material do qual são fabricadas, apresentam elasticidade mínima o que é extremamente importante para pescar em locais profundos. Só para termos uma noção da evolução causada por esse tipo de linha, antes, a pesca de jumping jig era quase impossível. Para se pescar a grandes profundidades, era necessário utilizar chumbadas com duas ou três vezes o peso que utilizamos hoje. Para a pescaria com iscas artificiais de superfície, as linhas de multi também são muito mais eficientes, pois transferem melhor o trabalho de vara para a isca. Por isso a baixa elasticidade, pequeno diâmetro e grande resistência tornaram essa linha item de primeira necessidade para alguns tipos de pesca.

Muitos pescadores ainda resistem às linhas de multi por alegarem que o valor é alto, porém as linhas de multi se bem cuidadas duram muito mais que uma boa linha mono o que acaba compensando o preço.

Ainda existem outros tipos de linha, como o fluorcarbon muito utilizado para a pesca de black bass ou como leader e o dacron que ainda é utilizado para a pesca oceânica, porém as linhas de monofilamento de nylon e de multifilamento são extremamente mais difundidas e usuais. Fique atento para utilizar a linha correta em cada situação e aumente muito o sucesso em suas pescarias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: